Vamos começar?

Contabilidade para médicos e clínicas

A contabilidade para médicos e clínicas é um tema extremamente importante para os profissionais da saúde, com uma contabilidade especializada, é possível pagar menos impostos evitando que se paguem taxas indevidas e desnecessárias, além de auxiliar na regularização de tributos cobrando seus pacientes da maneira correta.

Na carreira de um médico o primeiro passo é a escolha do regime de tributação, o que costuma confundir muitos médicos. No caso dos profissionais autônomos, é possível escolher entre ser Pessoa Física (PF) ou Pessoa Jurídica (PJ). No entanto, no caso de clínicas e dos consultórios, é importante aderir a um dos diferentes regimes de PJ.

O papel da contabilidade para médicos e clínicas é ajuda-los a entender e auxiliar na gestão desses tributos. Para reduzir os gastos com impostos, a contabilidade para médicos e clínicas também deve adotar um bom planejamento tributário. Ele consiste em um conjunto de ações e estratégias que visam à redução dos pagamentos de acordo com o que é permitido na legislação.

Quando ocorre a contratação de uma empresa de da contabilidade para médicos e clínicas, a mesma fica encarregada de:

  • Resolver cálculos de impostos;
  • Cuidar das obrigações legais junto aos órgãos reguladores;
  • Lançar guias de impostos;
  • Fazer o imposto de renda;
  • Criar relatórios.